A cáscara sagrada para tratar a constipação intestinal grave

 

cascara-sagrada-11

A cáscara sagrada uma planta cujo nome científico é Rhamnus purshiana. É uma erva medicinal originária da América do Norte e acredita-se que ela é utilizada por nativos há mais de 1000 anos. É uma planta que pode atingir vários metros de altura. A parte utilizada para fins medicinais são as cascas do seu tronco.

Essa planta serve, principalmente, para tratar a constipação intestinal grave. Serve, também, para auxiliar no tratamento de problemas digestivos, principalmente em relação à digestão de gorduras, pois ela aumenta ainda mais o funcionamento da vesícula biliar. É composta, principalmente por glicosídeos. Possui propriedades diurética, laxante, purgante, cartática, estimulante intestinal e colagoga.

A cáscara sagrada pode ser encontrada pronta para o consumo em drogarias, farmácias de manipulação e em casas de produtos naturais e também pode ser preparada em casa, na forma de chás. Porém, o consumo do chá da cáscara sagrada, além da quantidade e tempo de uso, só deve ser indicado por um profissional especializado por ser uma substância laxativa forte. O consumo por conta própria desse e de outros compostos laxativos e purgantes pode trazer prejuízos para a saúde.

Referências:

  • FARMACOPÉIA BRASILEIRA. 4ª edição. 1996.
    OLIVEIRA, F.; AKISUE, G.; AKISUE, M. K. Farmacognosia. 1ª edição. 
    1996.
  • PR VADEMECUM DE PRECRIPCIÓN DE PLANTAS MEDICINALES. 3ª
    edição. 1998.
  • TESKE, M.; TRENTINI, A. M. Herbarium Compêndio de Fitoterapia.
    Herbarium. Curitiba. 1994.
    PDR FOR HERBAL MEDICINES. 1ª edição. 1998
  • SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. 1ª edição. Santos. Livraria Editora. 2000.

Deixe um comentário