O Cajueiro

caju-arvore-dodesign-s

O cajueiro (Anacardium occidentale Linn.) é uma planta de origem brasileira e muito comum na região Nordeste, onde está situada mais de 98% de toda área ocupada com cajueiro no pais. É uma planta muito presente na alimentação dos brasileiros, já que o seu pseudofuto, o caju, é usado para a produção de sucos, doces, polpas, vinhos e outros produtos alimentícios, além do seu fruto propriamente dito, a castanha de caju, de onde se extrai um óleo comestível que pode substituir o azeite de oliva. As cascas do caule e as folhas também são amplamente utilizadas para a obtenção de medicamentos.

Além de ser rico em nutrientes, o cajueiro também apresenta atividade terapêutica e é usado como anti-inflamatório, antidiabético, antimicrobiano, antidiarreico e como antisséptico e adstringente vaginal. Hoje no mercado já é possível encontrar formas farmacêuticas como géis e cremes que são produzidas a partir dos compostos dessa planta.

Por ser tão rico em efeitos benéficos, de baixo custo e fácil acesso, o cajueiro é uma das principais plantas do Brasil, pois ainda gera muitos empregos, renda e impostos devido aos seus produtos industrializados.

Referências bibliográficas:

MELO, A.F.M; ALBUQUERQUE, M.M; SILVA, M.A.L; GOMES, G.C; et Al. Avaliação da toxicidade subcrônica do extrato bruto seco de Anacardium occidentale Linn. em cães. Maringá, v. 28, n.1, p. 37-41, 2006

SANCHO, S.O; MAIA, G.A; FIGUEIREDO, R.W; RODRIGUES, S. et Al. Alterações químicas e físico-químicas no processamento de suco de caju (Anacardium occidentale L.). Ciênc. Tecnol. Aliment. vol.27 no.4 Campinas Oct./Dec. 2007.

SANTOS, F.O. Atividades biológicas de anacardium occidentale (linn). Centro de saúde e tecnologia rural: UFCG. Patos-PB, 2011.

 

Deixe um comentário